Nos dias 18 e 19 de novembro, o Hospital Maternidade Angra dos Reis – Dr. Érico da Fonseca (HMAR) realizou uma série de palestras e atividades em alusão ao Novembro Roxo, campanha dedicada à conscientização e prevenção da prematuridade.
A programação incluiu temas relevantes como “Humanização dos Cuidados ao Recém-Nascido”, apresentada pela enfermeira coordenadora da UTI Neonatal, Michelle Paula e “Protocolo de Transporte de Prematuros”, ministrada pelo coordenador de Segurança do Paciente, o enfermeiro Iran Soares.
Um dos momentos mais emocionantes foi a presença da pequena Serena, uma prematura extrema que nasceu com apenas 28 semanas e enfrentou 120 dias de internação na UTI Neonatal. Hoje, com 8 meses de vida, Serena retornou ao HMAR com sua mãe, Grazielle, que compartilhou sua experiência: “a sensação de levar a Serena para casa foi única e radiante. Depois de quatro meses de luta. Só tenho a agradecer a toda a equipe pelo cuidado, amor e dedicação que tiveram com a minha filha.”
Para a enfermeira Michelle Paula, ações como essa reforçam o compromisso do hospital com a qualidade do atendimento neonatal. “A prematuridade é um desafio que exige dedicação e atenção integral. O Novembro Roxo é um momento para refletirmos sobre os avanços e reafirmarmos o compromisso com a humanização e a excelência nos cuidados aos nossos pequenos pacientes”. Citou a enfermeira e coordenadora da UTI Neonatal do HMAR.
A diretora de enfermagem, Maria Cavalcante, destacou o engajamento da equipe: “nosso time se empenha diariamente para oferecer um cuidado acolhedor e especializado. Este mês reforça a missão de transformar as histórias de luta pela vida em jornadas de superação.”
O Novembro Roxo é uma campanha de alcance global que busca sensibilizar a sociedade sobre os cuidados necessários aos bebês prematuros e suas famílias. A UTIN (Unidade de Terapia Intensiva Neonatal) inaugurada em 06/09/23, é equipada com quatro leitos, enquanto a UCIN (Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais) conta com cinco leitos. Essas unidades são essenciais para oferecer cuidados especializados a bebês prematuros e com outras condições que exigem atenção intensiva.