Entre os dias 24 a 26 de março, o setor de Ouvidoria do Hospital Maternidade Angra dos Reis – Dr. Érico da Fonseca (HMAR) realizou uma roda de conversa com os colaboradores da unidade. O evento teve como objetivo apresentar o fluxo da Ouvidoria, esclarecer como as demandas são recebidas, encaminhadas e solucionadas, além de reforçar a importância desse canal de comunicação.
Durante a programação, foi apresentada a “Ouvidoria Legal”, iniciativa que teve início em 2023 pela Direção de Enfermagem e em parceria com a Ouvidoria, para a valorização de boas práticas em saúde. Também foram entregues certificados de elogio, troféus e brindes aos colaboradores que mais se destacaram nas ouvidorias positivas, como forma de reconhecimento pelo excelente atendimento prestado.
“A Ouvidoria é um espaço de escuta e acolhimento, onde recebemos e encaminhamos as manifestações dos usuários de saúde. Somos responsáveis por registrar elogios, sugestões, reclamações e denúncias. No dia 16 de março, celebramos o Dia do Ouvidor e, neste mês, promovemos essa roda de conversa para apresentar o fluxo da Ouvidoria aos colaboradores”, destacou Luana Melo, ouvidora do HMAR.
Ao lado de Kely Barbosa, auxiliar administrativa, Luana conduziu o evento de forma dinâmica e interativa, sensibilizando os colaboradores sobre a importância da Ouvidoria não apenas como um espaço para reclamações, mas também para o reconhecimento dos bons serviços prestados.
A diretora executiva do HMAR, Patrícia Neves, ressaltou a relevância da iniciativa: “A Ouvidoria é um canal fundamental para o aprimoramento dos nossos serviços. Essa aproximação com os colaboradores reforça nosso compromisso com a transparência, a qualidade no atendimento e o acolhimento humanizado.”
Com ações como essa, o HMAR reafirma sua missão de oferecer um serviço de saúde cada vez mais eficiente, ouvindo e valorizando tanto os usuários quanto os profissionais que fazem a diferença no dia a dia do hospital.






