O Hospital e Maternidade Angra dos Reis (HMAR) recebeu a visita de integrantes do DISEI Litoral Sul (Distrito Sanitário Especial Indígena) da Secretaria de Saúde indígena (SESAI), na última quarta (23/08) para conhecer as instalações e trocar experiências entre os profissionais.
Cleber Santos, Enfermeiro SESAI/MS destaca a importância do vínculo entre a maternidade e o povo indígena:
– A equipe do DISEI e eu amamos a recepção que tivemos na maternidade. O vínculo que vem sendo criado entre a aldeia e o HMAR é muito importante. A aproximação das mães indígenas no processo de conhecer as instalações contribui para futuros partos e acolhimento das mães indígenas na instituição.
Cleber ainda relata a experiência positiva que a visita deixou para a equipe:
– Tínhamos como referências maternidades de outros estados, mas o HMAR superou as expectativas, todos ficaram maravilhados com a instituição. Gratidão de conhecer de perto o HMAR que se tornou referência para nós como maternidade.
Daniele Rodrigues, Enfermeira e Responsável Técnica da Saúde da Mulher do DISEI Litoral Sul, afirmou que a visita para conhecer a maternidade (estrutura e dinâmica de atendimento) contribuiu para entender como é o acolhimento da gestante na maternidade e como é o caminho que ela irá percorrer durante o processo de trabalho de parto.
– Respeitar a cultura da gestante desde a alimentação até a entrega da placenta após o parto foi alguns pontos importantes desta instituição. Fiquei emocionada com a estratégia da maternidade para sensibilizar as equipes de saúde através de uma visita à aldeia Sapukai, onde tiveram a oportunidade de conhecer aspectos tradicionais da comunidade. Buscamos com estas parcerias levar às gestantes indígenas o mínimo de qualidade de assistência no parto e puerpério. – Completou a enfermeira Daniele.
Após a primeira visita do HMAR à aldeia em agosto de 2022, 26 mulheres indígenas foram assistidas, realizaram exames e receberam acompanhamento durante suas gestações na maternidade.