Janeiro Branco no Hospital e Maternidade Angra dos Reis

O Janeiro Branco é uma campanha de conscientização sobre a saúde mental e emocional. Esta data foi criada em 2014 pelo psicólogo Leonardo Abrahão. O nome da campanha remete ao início do ano, quando as pessoas costumam traçar metas e refletir sobre o recomeço de um novo ciclo.

“A cor branca simboliza uma folha de papel em branco, representando a possibilidade de reescrever a história de vida”. Disse Janaína Nascimento, coordenadora do Serviço Social do HMAR.

E para marcar o Janeiro Branco, as funcionária do setor de Ouvidoria da unidade, passam por cada setor com mensagens, para serem retiradas de uma urna. O funcionário retira a mensagem e lê o QR Code com dicar importantes para a promoção do bem-estar mental.

As dicas são: praticar exercícios físicos regularmente; ter tempo para si; regularize o sono; esteja próximo de pessoas queridas; e procure ajuda, se necessário.

“A ação teve início na segunda-feira (06/01), estamos procurando passar por todos os plantões. Até agora, 120 colaboradores participaram. Esta ação está sendo muito importante, pois já identificamos profissionais que precisam de ajuda”. Informou Luana Melo, assistente social do setor de Ouvidoria.

A psicóloga da unidade, Lohana Soares, reafirma que ações do Janeiro Branco, no ambiente de trabalho, tornam-se ainda mais necessárias e urgentes devido a ansiedade, estresse, tristeza e o desânimo que fazem parte da vida diária de um profissional de saúde. “Criar um momento de fala, de escuta, acolhimento e suporte emocional são as ferramentas que a Psicologia faz uso. Falar sobre suas dores e externar suas emoções fazem parte do nosso crescimento enquanto seres humanos. A sua saúde mental nos importa. Você não está sozinho!”, disse a psicóloga, direcionado aos profissionais do HMAR.

 No QR Code, da ação do Janeiro Branco, os funcionários ainda podem ler a seguinte mensagem: “Nunca se esqueça, você pode falhar, recomeçar, ter medo e mudar seus caminhos”.

Rolar para cima