Com a frase “Bora viver!” do projeto Integrar, que visa fortalecer práticas como respeito e gentileza, a manifestação buscou reforçar a promoção da solidariedade no ambiente escolar e nos demais ambientes de circulação das crianças e adolescentes.
O dia escolhido para o movimento pela paz foi hoje, 29 de junho. A Secretaria Municipal de Saúde, junto a Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Programa Saúde na Escola Carioca, ofereceram informação, brincadeiras, música e uma caminhada pela Cultura da Paz no entorno do Estádio Olímpico Nilton Santos (popularmente conhecido como Engenhão).
Esta ação contou com a participação da Coordenação da Área de Planejamento 3.2, com oferta de vacinação contra Covid e Influenza, auriculoterapia, orientação de arboviroses, saúde bucal e alimentação saudável com um Armazém da Saúde.
Os jovens do RAP da Saúde (Rede de Adolescentes e Jovens Promotores de Saúde) comandaram as apresentações culturais, como o Dog Show da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, bandas de escolas municipais, o bloco Loucura Suburbana, uma Plataforma 360° para fotos, brincadeira e jogos populares.
Todos os presentes reforçaram a cultura de paz. Estiveram presentes a superintendente de Promoção em Saúde do município Denise Jardim, a coordenadora do Programa Saúde na Escola Dilma Cupti de Medeiros, a coordenadora de Área de Planejamento 3.2 Paula Carneiro, o subsecretário de Articulação e Integração da Rede – SME Hugo Ribeiro, a diretora dos Núcleos de Saúde Escolar – SME Leila Ferreira de Sales, o coordenador da 3ª CRE Carlos Antonio de Matos, a gerente de Serviços Socioassistenciais – SMS Emily Pontes, e a coordenadora de Proteção Básica – SMAS Ana Paula Nascimento.
– O dia de hoje é muito importante. Temos que semear, todos os dias, a cultura da paz, a cultura da solidariedade e vivenciar o Projeto Integrar da Saúde e da Educação. As secretarias estão juntas neste projeto de valorização da vida. – Disse a superintendente Denise Jardim.
– Estou muito feliz de estar com os parceiros das secretarias de Saúde e Assistência Social. Estamos aqui para falar, principalmente, da boa convivência, seja na escola, na igreja, no baile, na rua, no clube e na nossa casa, construindo, sempre, boas relações e compartilhando valores. A vida requer cuidados e tolerância. – Completou o subsecretário Hugo Ribeiro.