O Instituto Ideias iniciou a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), após eleições nos projetos para compor a comissão.
Através do decreto-lei 7036 de 1944, foi criada a CIPA, ainda no governo Getúlio Vargas. E em 1975 foi formada a primeira turma de profissionais da Área de Saúde e Medicina do Trabalho.
A CIPA tem como objetivo identificar riscos para o trabalhador; elaborar plano e periodicamente fiscalizar a aplicabilidade das medidas de prevenção; divulgar aos trabalhadores informações sobre medidas de segurança; participar junto ao SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) na análise de casos de doenças e afastamentos de trabalhadores, entre outros.
Durante este lançamento da CIPA no Instituto Ideias, os membros presentes puderam se conhecer e entender como será feito o processo de comunicação com os técnicos responsáveis pela implantação, da empresa IssaseMedic.
Este programa é mais um marco para o Instituto Ideias, promovendo uma ação que, além de ser obrigatória, trará inúmeros benefícios para o bem estar e acolhimento dos colaboradores.
– Gostaria de parabenizar a todos que foram eleitos e aos que foram designados que abraçaram a CIPA, pois vocês serão multiplicadoras de informação e nos ajudarão a tornar o ambiente de trabalho mais seguro. – Declarou Paulo Soares, coordenador de RH do Instituto Ideias.
– Quem ama cuida e quem cuida protege. Alguns estão pensando se com a CIPA a carga de trabalho irá aumentar, mas, não! Queremos a percepção de vocês e o conhecimento do que vocês já fazem, para entregar mais segurança a cada colaborador. Só tenho a agradecer. – Completou Sandro Vaz, executivo de RH do Instituto Ideias.