O Instituto Ideias marcou presença no Primeiro Fórum Estadual de Saúde Pública do Rio de Janeiro

Colaboradores da matriz do Instituto Ideias, do HMAR, do Hospital Getúlio Vargas Filho e parceiros comerciais participaram do Fórum Estadual de Saúde Pública do Rio de Janeiro, realizado na cidade de Vassouras, nos dias 12 e 13 de novembro.

Prefeitos e autoridades da gestão pública estadual se juntaram aos mais de 20 palestrantes durante o Fórum. A audiência foi formada por profissionais da área de saúde, funcionários da rede pública e privada de saúde, empresários e estudantes da área.

Alguns temas foram destaque no evento, como a judicialização da saúde; o desafio do financiamento da saúde pública; bioética; compras de insumos e medicamentos; licitações; incorporação de novas tecnologias, como a telemedicina; e os desafios da gestão por OS de Saúde e Organizações da Sociedade Civil.

Todos os palestrantes, de certa forma, ressaltaram o desafio do financiamento ao Sistema Único de Saúde (SUS), em promover a saúde do indivíduo e da coletividade, levando-se em conta fatores sociais, econômicos, políticos, culturais, ambientais, biológicos e comportamentais.

Outro dado citado foi que os gastos com saúde estão cada vez mais elevados, para uma população mundial que está envelhecendo e vivendo mais, com medicamentos e tecnologias de alta performance.

“A uma escassez de recursos para a saúde, frente a necessidade e demandas cada vez maiores, tem sido uma constante na história da humanidade”, citou o professor e doutor Josimário Silva, presidente da Academia Brasileira de Bioética Clínica.

“Lutamos constantemente para reduzir custos com medicina preventiva para que a saúde chegue a mais pessoas”. Disse o secretário de Saúde do Município do Rio, Daniel Soranz, que palestrou sobre o desafio do orçamento público para o SUS. “O Estado do Rio é um dos que menos recebe do Fundo Nacional de Saúde. Isso tem que mudar”, completou, Soranz.

Rolar para cima