Com o tema “A Enfermagem e os Desafios do Trabalho Multiprofissional em Saúde”, na tarde de quinta-feira (16/05), profissionais de saúde, em sua maioria formados por enfermeiros e técnicos, participaram do encontro na Barra da Tijuca.
A mesa de debates foi formada pelo doutor e responsável técnico em Enfermagem do Instituto Ideias, Rodrigo Japur; pelo diretor geral do Ideias, Carlos Bohrer; o diretor do Coren-RJ, Leilton Alves; as diretoras executivas do HMAR e do Getulinho, Patricia Neves e Elaine López; pela diretora do Hospital Raphael de Paula Souza, Neise Villar; e por Elair Quadros, enfermeira e membro do Conselho de Gestão do Instituto Ideias.
Na abertura do evento, o diretor Carlos Bohrer fez um parâmetro sobre a história da enfermagem, citando Florence Nightingale, que iniciou o ofício tratando feridos na Guerra da Crimeia, e de Anna Nery, pioneira da enfermagem no Brasil.
Além de Neise Villar, Elaine López é outra enfermeira à frente de sua unidade de saúde. “Acredito que nós, da enfermagem, somos os mais bem preparados para gestão em saúde. É uma luta histórica da nossa profissão tão feminina e não médica, que enfrenta vários desafios para ter seu lugar reconhecido. A gente sabe o que é lutar. A enfermagem nasce na defesa da vida. A gente é boa na assistência, a gente é boa na gestão e a gente é muito boa em cuidar de todo mundo, inclusive das vítimas do clima, que a gente mesmo provoca. É bom entender a nossa responsabilidade enquanto cidadão”. Com esta citação, a diretora Elaine iniciou os debates.
O diretor do Coren-RJ, Leilton Alves, exaltou a importância de cada profissional ali presente: “Sem vocês a saúde não evolui. Cada um aqui é importante. Temos que ter esse apoio que o Ideias está dando ao fazer este evento. Tenho certeza que sairão muitas ideias. Essa troca entre os projetos, vocês verão, será de grande contribuição para a instituição. Eu mesmo, para aprender e adquirir conhecimento, passo por todos os setores do Coren, desde a recepção à tesouraria. Só podemos tomar decisões, se colocando no lugar do outro”.
Todos os projetos que o Instituto Ideias participa mandaram representantes da área de enfermagem, que se incumbiram de expor atividades exitosas, como o Getulinho sendo o único polo de vacinação de Palivizumabe da região metropolitana II; o aumento de partos naturais e a atuação dos enfermeiros obstetras no HMAR; os cuidados paliativos e o atendimento humanizado do PADI; a grande quantidade de ação em saúde e o ótimo desempenho em imunização da Área de Planejamento 3.2; o ótimo atendimento e instalações modernas do Centro de Especialidades do maior complexo de saúde da América Latina; o Hospital Raphael que foi reformado e reformulado que saiu de 13 leitos para 66; o Instituto de Longa Permanência para Idosos de Angra mostrou a construção de uma nova unidade a partir de uma enchente em Bracuí que destruiu um asilo clandestino; o Serviço Residencial Terapêutico que tem a capacidade de administrar 100 residências espalhadas pela cidade do Rio; e o Centro de Especialidade Ideias em Angra, em um ano e oito meses realizou mais de 30 mil atendimentos.
Os participantes saíram do evento elogiando uns aos outros e já programando um novo encontro, para breve.