Outubro também é o mês dedicado à conscientização sobre a sífilis, uma das infecções sexualmente transmissíveis (IST) mais preocupantes, mas que pode ser tratada e prevenida com medidas simples. Durante todo o mês, o Hospital e Maternidade Angra dos Reis – Dr. Érico da Fonseca (HMAR) promove diversas atividades voltadas à prevenção e ao diagnóstico precoce da sífilis, reforçando seu compromisso com a saúde e o bem-estar de seus colaboradores.
Na última segunda-feira (21/10), o Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do HMAR, em parceria com o Programa IST do município de Angra dos Reis, disponibilizou testes rápidos para os funcionários, com o objetivo de facilitar o acesso à informação e aos serviços de saúde. Além da testagem, foram oferecidas orientações importantes sobre a prevenção e o tratamento da sífilis, destacando a relevância do diagnóstico precoce e do acesso rápido ao tratamento adequado.
A iniciativa, com colaboração da enfermeira Grazielle Torres Mandeli, enfatizou a quebra de estigmas em torno da doença e promoveu a educação em saúde como um dos pilares para a prevenção. Além disso, a ação integrou o trabalho contínuo do HMAR na promoção de um ambiente saudável para seus profissionais, reforçando o compromisso da instituição com a prevenção das ISTs e com o bem-estar de todos.
“A campanha do Outubro Verde foi uma resposta proativa às necessidades de educação em saúde da equipe hospitalar, destacando o papel da prevenção e do diagnóstico precoce. O HMAR continua comprometido não apenas com a excelência clínica, mas também com a saúde preventiva de seus colaboradores”, afirmou Leonardo Melo da Rocha, técnico de enfermagem do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia.
O Outubro Verde serve como um lembrete para a prevenção e do diagnóstico rápido da sífilis e de outras ISTs. O HMAR, mais uma vez, assume um papel fundamental na educação em saúde, promovendo uma cultura de cuidado e conscientização entre seus colaboradores.