O mês de agosto, devido ao Agosto Dourado, é o mês escolhido para que uma equipe multidisciplinar do Hospital Maternidade Angra dos Reis – Dr. Érico da Fonseca (HMAR) para fazer visitas às comunidades de cultura diversificada de Angra dos Reis. No dia 27/08, o Quilombo Santa Rita foi visitado, e ontem, a equipe esteve na Aldeia Sapukai em Bracuí.
É o terceiro ano consecutivo que a aldeia é visitada pelo HMAR. Os profissionais oferecem palestras e tiram dúvidas sobre a amamentação e saúde da mulher.
“Estamos muito felizes em fazer essa troca de informações. Também temos muita coisa para aprender com os nossos povos originários. A vida sempre se renova, as mulheres que estavam grávidas na nossa última visita, já estão com seus bebês nos braços. E temos outras grávidas aqui”. Declarou a diretora executiva do HMAR, Patrícia Neves.
Além da equipe do HMAR, estiveram presentes profissionais da atenção primária do município e a subsecretária executiva da pasta da Saúde, Mariana Barbosa.
As equipes foram recebidas pelo enfermeiro Cléber Santos e funcionários da Unidade Básica de Saúde Indígena Aldeia Sapukai – Cacique Domingos Venite.
Já na aldeia, os representantes HMAR foram recebidos pelo cacique Algemiro e pelo coordenador cultural da Aldeia Sapukai, Lucas Xunu Miri. A aldeia tem cerca de 400 indígenas da etnia guarani.
“Hoje, vamos fazer uma roda de conversa sobre amamentação, sobre a pega do bebê para se alimentar do leite materno, tirar dúvidas e discutir a importância de observar como está a saúde mental desta mãe a partir da mudança de vida que um novo bebê proporciona”. Esclareceu Maria Cavalcante, diretora de Enfermagem do HMAR.