Neste 05 de outubro de 2023, o Super Centro Carioca de Saúde comemorou um ano de atividades.
O primeiro setor do Super Centro a ser inaugurado foi o Centro Carioca de Especialidades, que hoje tem 17 especialidades e, futuramente, aumentará para 19 com otorrinolaringologia e fonoaudiologia.
O Super Centro Carioca de Saúde é formado pelo Centro Carioca de Especialidades (CCE), pelo Centro Carioca do Olho (CCO), e pelo Centro Carioca de Diagnóstico e Tratamento por Imagem (CCDTI).
Com a volta dos atendimentos, após pandemia, das unidades primárias de saúde (clínicas da família), foi observado o aumento na fila do Sisreg para atendimento especializado em saúde.
– O Super Centro é um orgulho para a saúde pública carioca. A Atenção Primária era um grande desafio quando ampliamos as clínicas da família. Quanto mais as clínicas da família trabalham, maior é a procura de especialistas e de exames específicos. Com o Super Centro, praticamente zeramos a fila de algumas especialidades. – Informou o prefeito do Rio, Eduardo Paes.
Ainda nesta manhã de quinta, o prefeito, Daniel Soranz, o secretário de saúde em exercício, Rodrigo Prado e o subsecretário Renato Cony percorreram as dependências do Super Centro sendo cumprimentados pelos pacientes. Em especial, pelo senhor Antônio que fez questão de aplaudir as autoridades.
– Queria parabenizar a prefeitura. O pessoal que trabalha aqui é super educado, com atendimento de primeiro mundo. Fui chamado para atendimento muito rápido. – Declarou Antônio Santiago, morador do bairro Colégio.
Em 2020, havia 610 mil pessoas que esperavam um procedimento médico por até quatro anos. E até o fim de 2023, a Prefeitura do Rio vai atingir 2,2 milhões de ofertas de vagas no Sisreg, o triplo da registrada em 2020.
Até setembro deste ano, o Super Centro já havia realizado 530.798 atendimentos/procedimentos em seus três centros. Reduziu o tempo de espera na fila do Sisreg de 160 dias, em 2020, para 81 dias. A meta da prefeitura é reduzir para até 60 dias de espera.