Esta manhã de terça-feira (06/01) foi dia de informação, prevenção e muita alegria no Engenhão (Estádio Nilton Santos, Engenho de Dentro).
As unidades de atenção primária da AP 3.2 realizaram um baile de carnaval no galpão do Engenhão com o tema Carnaval da Prevenção 3.2, os participantes, na maioria, eram alunos do Programa Academia Carioca.
O evento teve como atrações o cantor André Henriques, a Banda da Comlurb e a Bateria Samba Favela. Foram oferecidos testes rápidos de hepatites, sífilis e HIV; vacinas Bivalente, da Hepatite, e DT (difteria e tétano adulto); com farta distribuição de preservativos.
A banda da Comlurb trouxe o ícone do Carnaval e morador da zona norte, Renato Sorriso, que distribuiu simpatia e samba no pé.
A fantasia mais escolhida foi do mosquito da dengue. Os profissionais de saúde aproveitaram a quantidade de pessoas, estima-se 400 participantes, para falar sobre como eliminar criadouros do mosquito. Aliás, o mosquito Aedes aegypti está sendo considerado o vilão do verão carioca.
Uma das organizadoras do evento, a gerente de serviço de saúde do CMS Eduardo Araújo Vilhena Leite, Deborah Oliveira, comentou o sucesso do baile: “A maioria dos participantes era da terceira idade, ainda bem que não estava muito calor. Deu para todo mundo brincar. Providenciamos a distribuição de água. Este ano, tivemos o dobro de participantes com fantasias maravilhosas! Vocês repararam que a fantasia do mosquito da dengue dominou? Uma mais criativa que a outra. Já estamos aguardando o próximo Carnaval!”.