Ontem (23/11), Ă s 18 horas, o Ășltimo paciente do CR Angra dos Reis recebeu alta hospitalar.
Foi o paciente Rafael da Conceição Souzedo, de 40 anos e morador do bairro Nova Angra. Rafael chegou Ă unidade no dia 16 de novembro de 2021, proveniente do Centro de Triagem Centro, com comprometimento pulmonar de 50% e outras comorbidades. No dia 18 de novembro, o quadro evoluiu para necessidade de suplementação de oxigĂȘnio e indicação de monitorização na Unidade de Terapia Intensiva.
â Cheguei aqui com muita falta de ar. Quando recebi a notĂcia que era covid, achei que iria morrer. Mas a equipe daqui me passou tranquilidade. Ă uma luta muito psicolĂłgica. Hoje, consegui vencer. Agradeço a todos os profissionais que salvaram minha vida. Daqui a pouco vou sair. Ver meus familiares e minha filha. â Falou emocionado Rafael.
A diretora executiva e mĂ©dica, PatrĂcia Neves, agradeceu o empenho e dedicação de cada profissional que participou, durante vinte meses, da luta para vencer a Covid-19.
â Foi um grande desafio montar na Santa Casa de MisericĂłrdia, uma unidade de referĂȘncia Ă Covid-19 em Angra dos Reis, pois ninguĂ©m sabia como esse vĂrus atuava, era um vĂrus novo. Cada dia era um aprendizado. EstĂĄvamos ansiosos e com medo. Em 27 de março de 2020, inauguramos 30 leitos de CTI, para posteriormente, no auge da pandemia, aumentar para 120 leitos. Fomos nos adaptando Ă realidade da doença, com fluxos de trabalho sempre atualizados, com videochamadas dos pacientes com os familiares e colhendo resultados fantĂĄsticos da dedicação de todos. Alcançamos a menor mortalidade, em hospital pĂșblico, do Estado. â Dra. PatrĂcia citou.
Para encerrar esse ciclo da pandemia, estiveram presentes, alĂ©m dos funcionĂĄrios do Centro de ReferĂȘncia, o secretĂĄrio de saĂșde de Angra dos Reis Glauco Fonseca de Oliveira e o prefeito Fernando JordĂŁo.
â Meu sentimento, acompanhando esta Ășltima alta na Santa Casa (Centro de ReferĂȘncia), Ă© de missĂŁo cumprida. Todo esse investimento feito aqui serĂĄ um legado para a cidade. â Afirmou o prefeito Fernando JordĂŁo.