A premiação Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI) é uma iniciativa da UNICEF na qualificação dos serviços para contribuir nos resultados das políticas municipais para a Primeira Infância.
São premiadas unidades de saúde, de educação e, recentemente, de assistência social.
As unidades da cidade do Rio de Janeiro foram destaque, nesta última edição. Das 286 unidades de Atenção Primária de Saúde, 233 participaram, sendo 117 credenciadas. Foi o melhor desempenho nacional. Segundo Luciana Phebo, coordenadora da UNICEF: “O Rio de Janeiro é protagonista na iniciativa das políticas públicas para a promoção da primeira infância”.
As unidades de saúde, ao serem inscritas para a Iniciativa UAPI, participam da implantação, de treinamentos e oficinas, tendo avaliados os resultados dos indicadores.
Participaram da premiação o secretário de Educação Renan Ferreirinha, o subsecretário de Saúde Renato Cony e o secretário de Assistência Social Adilson Pires.
– Temos aqui três secretarias que, juntas com a UNICEF, estão gerando esforços para garantir uma sociedade mais igual. A prefeitura, de forma responsável, vem levando serviços públicos que irão transformar a vida da população. – Declarou Renato Cony.
O destaque da tarde, na Cidade das Artes, foi a Orquestra Manoel Congo, da Escola Municipal Herbert Moses (4ª CRE), do Jardim América. A orquestra é fruto de um projeto de oito anos formado por estudantes que, só no ano passado, fizeram 13 apresentações oficiais.
A cerimônia da Iniciativa UAPI no Rio de Janeiro abriu uma série de eventos de certificações, que também ocorrerão em Belém, Fortaleza, Recife, Salvador e São Luís.
As 13 unidades credenciadas da Área Programática da 3.2 foram as Clínicas da Família Anna Nery, Izabel dos Santos, Bibi Vogel, Amélia dos Santos Ferreira, Emygdio Alves Costa Filho, Carioca, Cabo Edney Canazaro de Oliveira; e os Centros Municipais de Saúde Rodolpho Rocco, Renato Rocco, Carlos Gentile de Mello e Ariadne Lopes de Menezes. A Clínica da Família Herbert José de Souza conquistou a primeira colocação em empate técnico com outras três unidades da zona oeste do Rio de Janeiro.