Comitê para a Iniciativa Hospital Amigo da Criança visita o HMAR

Na terça-feira (21/03), o Hospital e Maternidade Angra dos Reis (HMAR) recebeu a visita de uma comissão da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, para instruir o HMAR em como se credenciar à Iniciativa Hospital Amigo da Criança.

Desde 1992, o Ministério da Saúde e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) certificam na Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) instituições de saúde públicas e privadas.

Alguns critérios devem ser observados como ter os dez passos para o sucesso do aleitamento materno; comprovar o cumprimento à lei 11.265/2006 e à Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças na Primeira Infância (NBCAL); Cuidado Amigo da Mulher (Portaria Nº 1.153, DE 22 DE MAIO DE 2014.); e garantir o livre acesso à mãe e ao pai junto ao recém-nascido, o tempo todo. Os hospitais certificados recebem uma placa que é fixada na entrada da maternidade.

– O HMAR é uma unidade comprometida na busca pela excelência dos serviços prestados e na qualidade com as relações humanas. Mantém uma boa integração com a Atenção Primária local, contribuindo com a Rede de pré-natal. As gestantes, a partir de 35 semanas, são convidadas para uma visita guiada na maternidade, com uma equipe multidisciplinar, para conhecer as instalações e tirar todas as dúvidas. – Informou Marcos Rocha, diretor técnico da unidade.

– Estou fazendo 50 anos de formada. Notei a importância do pediatra na orientação das mamães para o aleitamento materno, e virou minha missão envolver o maior número possível de pediatras nesta meta, sempre lembrando que o aleitamento materno é um processo que envolve toda a família. – Citou Maria da Conceição M. Salomão, médica pediatra do Comitê de Aleitamento Materno (SES/RJ).

Rolar para cima