Doutores da Alegria no Getulinho

O Hospital Getúlio Vargas Filho, o Getulinho, foi escolhido pelo grupo Doutores da Alegria para uma nova etapa de trabalho. A proposta inaugural foi apresentada, na quinta-feira (23/03), para mais de cinquenta trabalhadores, entre gestores e profissionais do hospital.

Os Doutores da Alegria se inspiraram no pioneiro trabalho de um palhaço americano chamado Michael Christensen, pelos hospitais de Nova Iorque. Já os nossos Doutores estão completando 32 anos, levando alegria e conforto nos hospitais de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife.

– A ideia da presença dos Doutores da Alegria no hospital é que enquanto todo o hospital está focado no tratamento do doente, a gente ajuda a equipe de saúde, buscando o que está bom e precisa ser estimulado. Nosso trabalho humaniza o hospital. – Declarou Wellington Nogueira, um dos integrantes mais antigos do grupo.

Serão várias etapas da metodologia de trabalho apresentadas pelos Doutores, como conhecer o hospital e equipes, o fluxo de trabalho e as instalações; apresentar os Doutores que estarão no hospital e a proposta de trabalho.

– Nossos Doutores são preparados, formados em palhaçaria e têm DRT (registro profissional emitido pela Delegacia Regional do Trabalho). Um palhaço é ator, mas para trabalhar em ambiente hospitalar é preciso respeitar cada paciente e ter leitura de como abordar, é mais que atuar, é interagir. – Completou Wellington.

– A humanização trabalha a indissociabilidade entre a gestão e a clínica, o protagonismo dos usuários e sua família, por meio de diferentes diretrizes e dispositivos. Os Doutores da Alegria vêm tornar mais leve o enfrentamento da situação que os pacientes estão atravessando, sempre tão cheia de insegurança, medo e até sofrimento, pois ajudam a estabelecer relações entre as pessoas e não apenas a relação com a doença. São iniciativas como essas que reforçam nossa missão e se somam à superação dos nossos desafios diários. Nossa expectativa está tão alta, quanto o orgulho de poder fazer parte desse projeto. – Citou Elaine López, Diretora Executiva do Getulinho.

Sejam bem-vindos, Doutores da Alegria!

Rolar para cima