Detran-RJ no Hospital Raphael de Paula Souza

Ontem (07/02), no HMRPS uma equipe do Detran-RJ promoveu palestra sobre trânsito seguro, com dados estatísticos preocupantes. Por ano, o Brasil tem cerca de 20 mil mortes no trânsito.

Em 2021, foram 20.053 vítimas fatais, 50% dessas vítimas eram motociclistas e 25% pedestres.

Os fatores que reduzem a concentração e retardam os reflexos são: bebidas alcoólicas, drogas, medicamentos, discussões e uso do celular.

O palestrante e examinador, José Batista, do Detran-RJ ressaltou a importância do cinto de segurança, que protege a vida e diminui as consequências dos acidentes. José Batista, ainda, fez considerações a respeito de motociclistas impostas pelo Detran:

– Usem sempre capacete, viseira ou óculos de proteção; instalem antena corta linha; farol sempre aceso, dia e noite; ter as duas mãos no guidom; é proibido o transporte de menores de 10 anos; o carona deve movimentar o corpo junto com o do condutor; e não transitar entre faixas de tráfego.

Foi citada a Operação Lei Seca que diz no seu Art. 165: Dirigir sob influência de álcool ou qualquer outra substância psicoativa que determine dependência é infração gravíssima, com penalidade de multa (dez vezes) e suspensão do direito de dirigir.

Agora, em fevereiro, teremos o Carnaval. Vale dizer: se beber, não dirija!

Rolar para cima