Dia D da Campanha da Multivacinação na cidade do Rio

Neste sábado (16/10), foi o Dia D da Campanha da Multivacinação, que vai até 29 de outubro. As unidades de saúde ofereceram mais de quinze vacinas para a atualização da caderneta de vacinação das crianças e adolescentes de 0 a 14 anos.

Dentre as vacinas disponíveis nos postos, estão: BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

A senhora Alexsandra de Jesus aproveitou o dia para levar seus quatro filhos à Clínica da Família Izabel dos Santos, no Engenho Novo, para colocar as cadernetas de vacinação em dia:

– Trago meus filhos aqui no pediatra, sempre. A pandemia atrapalhou um pouco. Mas, hoje, minhas duas filhas, Nicolly e Kamilly, tomaram a vacina da gripe. Aproveitei para me informar do serviço de odontologia para meus filhos. – Comentou Alexsandra.

A gerente da unidade, Jéssica Fiaux, informou que as vacinas mais aplicadas na unidade foram da Febre amarela, HPV em meninas e a Meningocócica.

Já Tatiana da Cruz Silva aproveitou o sábado para levar o filho para tomar a vacina HPV e da gripe (Influenza). Ela mesma também se imunizou contra a gripe: – Trouxe meu filho de 13 anos, já que não estou trabalhando hoje. Foi ótimo este sábado pra mim.

A chefe de enfermagem e enfermeira do CMS Milton Fontes Magarão, Adriana W. Vilarinho, faz um balanço do primeiro dia da Campanha de Multivacinação na unidade:

– O movimento foi bom, a população estava ciente da campanha e compareceu. As vacinas mais procuradas foram para adolescentes: HPV e Meningocócica ACWY; também da Febre amarela e contra a gripe. Para as crianças menores de dois anos, a procura é pelas vacinas de rotina. Os adolescentes acima de dez anos estão aparecendo com as vacinas mais atrasadas. Estão comparecendo famílias inteiras, hoje, para atualizar a vacinação. Nos adultos, as mais aplicadas são Hepatite B, Antitetânica e a vacina contra a gripe. – Completou a enfermeira Adriana, que ainda lembrou a volta dos programas de saúde oferecidos à população:

– Desde semana passada, voltamos com os serviços que tiveram a oferta prejudicada por causa da pandemia, como o Programa da Saúde da Mulher e da Criança. Estamos no Outubro Rosa, temos a coleta intensificada de preventivo. Todas as consultas estão disponíveis, é só a população comparecer aqui na unidade no setor de acolhimento e marcar.

Deixe um comentário

Rolar para cima