Drive-thru no Engenhão

No Estádio Nilton Santos, o Engenhão, começou hoje o drive-thru para a testagem rápida da Covid-19. Essa nova unidade é o 14º Centro de Atendimento e Testagem montado pela prefeitura do Rio para síndrome gripal. Funcionará de segunda a sexta-feira, das 08 às 17h (entrada pela Ala Leste). Está programado, a princípio, para funcionar durante três semanas. E neste sábado, excepcionalmente, está em funcionamento pela alta procura de testes em todo o município.

O Instituto Ideias participa, no Engenhão, com apoio de infraestrutura para que este polo realize 1.000 testes por dia.

Nas primeiras horas da manhã, já haviam sido realizados mais de 500 testes. A estrutura possui 12 baias de testagem. Os resultados saem em quinze minutos. Se negativo, a pessoa é dispensada. Se positivo, passa por atendimento médico que orienta para período de isolamento.

A senhora Renata Ribeiro do Nascimento, vendedora de 45 anos, moradora da Abolição, estava ansiosa para fazer o teste:

– No meu trabalho, no comércio, a maioria está com covid. Vim correndo fazer, assim que escutei na rádio que iria começar a testar no Engenhão. Foi super rápido. Deu negativo. Graças a Deus! – Comemorou dona Renata.

O enfermeiro Wellington Fernandes de Azevedo, da Clínica da Família Luiz Célio Pereira, participa, hoje, em uma das baías de testagem:

– Só aqui, na minha baia, testamos 129 pessoas, até agora (às 10 horas). Infelizmente, muitos deram positivos, incluindo crianças. Vamos continuar a usar máscara e higienizar as mãos. Se o teste der positivo, isole-se e separe seus utensílios de uso pessoal (copo, talheres, toalhas etc.), para evitar a contaminação cruzada na família. – Alertou Wellington.

O Secretário Municipal de Saúde, Daniel Soranz, presente no Engenhão, orientava os ocupantes dos carros e tirava dúvidas sobre a variante Ômicron.

– Estamos prontos para realizar, em todos os 240 pontos de testagens na cidade, 100 mil testes por dia. – Acrescentou Daniel Soranz.

O Secretário de Saúde ainda lembrou que, nesta semana, começará a vacinação das crianças de 05 a 11 anos. A cidade do Rio recebeu cerca de 32 mil doses, que serão aplicadas em 10 pontos na cidade do Rio de Janeiro.

Rolar para cima