Getulinho faz 67 anos

O Hospital Getúlio Vargas Filho, o Getulinho, comemorou nesta quarta-feira (29/09) mais um ano como uma unidade de referência pediátrica em Niterói.

O Getulinho foi inaugurado em 1954, sendo que a parceria com o Instituto Ideias iniciou em 2013.

Estiveram presentes, para homenagear os 67 anos do Getulinho, o prefeito de Niterói Axel Grael, o deputado federal Chico D’Angelo, o vereador Binho Guimarães; o secretário de saúde Rodrigo Torres Oliveira, a subsecretária de saúde Camila Maia Franco e Ramon Lorenzo Farrel Sanchez, vice-presidente de Atenção Hospitalar e de Emergência da FMS; o secretário municipal do Clima Luciano Paez; e o diretor do Instituto Ideias Carlos Borher, que iniciou a homenagem falando da importância do trabalho realizado pelos diretores executivos que atuaram no Getulinho: doutora Patrícia Neves, doutor Rodrigo Torres Oliveira e,  atualmente, doutora Elaine López.

O atual secretário de saúde Rodrigo Torres Oliveira fala com emoção sobre o Getulinho:

–  O que o Getulinho se transformou hoje é elogiável e isso me comove. É uma honra fazer parte desta história. Lembro-me que o primeiro desafio que tive, no período que fui diretor executivo, foi diminuir o tempo de espera da emergência, fizemos uma reestruturação dos plantões médicos e uma melhora da qualidade dos atendimentos. Implantamos o CTI, o Centro Cirúrgico e me passa a lembrança de toda essa época. Quando eu falo do hospital, o Getulinho, eu não falo de um endereço, eu falo de uma unidade de saúde muito especial. –  Declara o secretário Rodrigo Torres Oliveira.

Pelas dependências do hospital estava a senhora Patrícia Nazareth que acompanhava a filha de doze anos numa consulta ao cardiologista:

–  Hoje moro em Araruama, mas trago minha filha, todos os meses, para o tratamento de um problema cardíaco agravado pós Covid-19. Fui tratada aqui quando mais nova e tenho a lembrança de todos esses anos que frequentei o Getulinho. Aqui minha filha está tendo o melhor tratamento possível. – Completa senhora Patrícia.

A atual diretora executiva Elaine López cita suas impressões à frente do hospital:

– Um hospital é feito de tecnologia, equipamentos, estrutura física, etc.  Mas são os afetos que mobilizam e que fazem com que os mais de 500 mil atendimentos não sejam apenas números, são pessoas que passaram pelo Getulinho, com suas histórias de vida e suas expectativas. Comemorar o aniversário do Getulinho significa também uma homenagem a todos esses profissionais que aqui passaram. Gostaria também de agradecer imensamente à equipe que hoje é desafiada cotidianamente a seguir com essa história de sucesso! Da mesma forma como agradecemos o apoio do poder executivo, da secretaria de saúde, e demais setores da prefeitura e do legislativo, especialmente na figura do dep. federal Chico D’Angelo, e do vereador Binho. Comemorar o aniversário do Getulinho é um ato de amor e um ato de resistência, onde demonstramos a força e a eficiência do SUS que dá certo! – Declara a diretora Elaine López muito orgulhosa.

–  O Getulinho é um orgulho para Niterói. É uma das marcas da área de saúde da nossa cidade. Ao longo de 67 anos vimos uma transformação nos atendimentos, nos procedimentos e na tecnologia aplicada na medicina. Várias gerações de profissionais passaram por aqui e isso constrói uma reputação de um hospital. Agradeço a todos que se dedicaram para que o Getulinho seja o que é.- Declara o prefeito Axel Grael.

Deixe um comentário

Rolar para cima