I Seminário de Experiências Exitosas da Atenção Primária em Saúde da Área Programática 3.2

O auditório do Instituto Nise da Silveira, no Engenho de Dentro, recebeu o I Seminário de Experiências Exitosas da Atenção Primária da AP 3.2, ontem (21/12).

No geral, oito trabalhos foram premiados, como o Temperando a vida e promovendo saúde, uma iniciativa da nutricionista Clarice Miranda de Carvalho (NASF), de funcionários e voluntários da Clínica da Família Anthidio Dias da Silveira.

Os jovens do RAP (Rede de Adolescentes Promotores da Saúde) também foram reconhecidos como uma experiência exitosa, o que começou como uma “colônia de férias” para os jovens moradores em torno do CMS Renato Rocco, virou uma atividade cultural e de educação em saúde.

Aliás, o CMS Renato Rocco teve outros dois projetos reconhecidos como exitosos. A vacina com literatura, com o slogan “um choro por um livro”, foi lançada durante a campanha de vacinação de crianças contra a covid-19, em fevereiro de 2022. E o projeto Saúde e Cultura é território! Cuidado é liberdade! Relato de uma experiência territorial de promoção de saúde mental, onde outros mecanismos de integração social se juntam à saúde, como oficinas de dança, balangandãs e artesanatos, trancistas, aulas de jiu-jítsu etc.

Outro trabalho de destaque foi o apresentado pela enfermeira sanitarista Eliete Gameiro, sobre a Picada da Aranha Marrom na APS. Resultado do tratamento de um paciente de 56 anos, que após picado no trabalho no CEASA (ele acreditava ter sido uma abelha) e ter buscado socorro em hospital e UPA sem sucesso, teve atendimento pontual e assertivo na Clínica da Família Izabel dos Santos.

Todos esses excelentes trabalhos merecem apoio e reconhecimento, são iniciativas de pessoas comprometidas com a saúde da população.

Rolar para cima