I Seminário sobre o Dia Mundial da AIDS no Hospital Raphael de Paula Souza, em Curicica

Com o tema “Equidade já – Boas práticas no cuidado às pessoas vivendo com HIV”, o HMRPS promoveu o evento no auditório do Centro de Referência Prof. Hélio Fraga/Fiocruz.

A mediadora foi a enfermeira Sônia Sueli Souza do Espírito Santo e o encontro teve a participação da diretora Neise Villar, da infectologista Ingrid Teixeira, da psicóloga Valéria Paiva Medrado, da nutricionista Verônica Rodrigues de Souza, da enfermeira Andreia Mendonça e de representantes da atenção primária da AP 4.0.

A psicóloga Valéria Medrado citou que a base da equidade é o acolhimento, que é o primeiro momento que o profissional de saúde e paciente estreitam o laço de confiança, trocam informações, discutem o diagnóstico e estabelecem o tratamento de acordo.

– O trabalho em equipe multiprofissional é muito importante, para uma boa escuta e bom acolhimento e o desfecho costuma ser positivo para os pacientes. Meu estagiário comentou que cada vez que vem é uma experiência diferente, cada um é uma individualidade de história. Pois em casa pode faltar apoio, mas aqui, o paciente sempre terá. – Citou a psicóloga Valéria.

A enfermeira Denise Cândido Feliciano foi homenageada, junto com a aniversariante do dia, a diretora Neise.

Denise iniciou no hospital em 1984 e retornou há um ano. Sua dedicação no tratamento das PVHIV (Pessoas Vivendo com HIV) rendeu até matéria no New York Time. O hospital Raphael teve sua primeira notificação de paciente com AIDS em 1986.

“A igualdade não atende o propósito de uma sociedade justa, pois nem todos são iguais. A equidade sim atende esse propósito, ela observa a diferença de cada um e faz as devidas adequações.” Damião Maximino.

Rolar para cima