Semana da Enfermagem na Clínica da Família Amélia dos Santos Ferreira

Foi iniciada, ontem (12/04), a Primeira Semana de Enfermagem na Clínica da Família Amélia dos Santos Ferreira, no Encantado, da área de planejamento 3.2.

O público, de cerca de 40 pessoas, era formado por convidados, usuários e profissionais da unidade. O evento terá o encerramento no dia 20 de maio.

Entre os convidados que formaram a mesa de debates, estavam Douglas Willian Dias – Gerente da CF Amélia dos Santos, Carla Maciel  – Diretora da Divisão de Vigilância em Saúde da AP 3.2, Miriam Lopes – Presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Rio de Janeiro, senhor Neco – Conselheiro Distrital de Saúde da AP 3.2, Líbia Bellusci – Diretora do Fórum Nacional da Enfermagem, Mônica Armada – Presidente do Sindicato dos Enfermeiros e Glacy Kelly Bisaggio – 1ª Secretária do COREN/RJ.

O gerente da CF Amélia dos Santos Ferreira, Douglas Dias, iniciou comentando que a enfermagem precisou passar por momentos difíceis (pandemia) para reafirmar a sua importância. Pois, já se sabe que a enfermagem (enfermeiros, auxiliares e técnicos) é a maior categoria, em número de profissionais, na área da saúde.

– É uma categoria que tem mais mulheres atuando. E que muitas são chefes de família que cuidam de casa e de filhos também. – Afirmou Douglas. E ainda disse:

– Estamos aqui para dizer sim para a vida. São homens e mulheres se doando e lutando para promover uma saúde de qualidade.

 A Presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem, Míriam Lopes, citou a importância dos técnicos e auxiliares de enfermagem:

– Hoje, estamos comemorando o dia do enfermeiro, mas vale ressaltar que a grande maioria da enfermagem, na ponta, é formada por auxiliares e técnicos. Temos que informar isso, principalmente para a grande mídia que sempre generaliza, como sendo todos enfermeiros. Cada categoria tem sua importância.

Míriam Lopes elogiou a gestão e a iniciativa da clínica da família em promover o evento. E constatou o trabalho de equipe dos profissionais da unidade.

– Não sou de parabenizar OS de saúde. Mas o Instituto Ideias nunca nos deu problemas. Vocês têm a sorte de ter uma boa OSS. – Constatou Míriam Lopes.

A Coordenação da Área 3.2, foi representada por Carla Maciel da Divisão de Vigilância em Saúde, que muito emocionada agradeceu o convite que marca um novo ciclo da saúde carioca:

– Estamos num momento de resgate da atenção primária com o compromisso de atendimento à população, depois de dois anos de uma pandemia, que ainda não acabou. E para isso o papel da enfermagem é fundamental, seja na gestão, seja num leito hospitalar. Parabéns pela iniciativa!

Rolar para cima