É o Getulinho na mídia! Na manhã desta segunda-feira (10/07), o Hospital Getúlio Vargas Filho, o Getulinho, recebeu uma equipe do RJ TV da Rede Globo para uma reportagem muito especial. O jornal acompanhou a realização de cirurgias pediátricas no Hospital, em prática que está mais leve e humanizada desde abril: as crianças podem se fantasiar de super-herói e passear no carrinho no caminho para o Centro Cirúrgico. A matéria valorizou esse caráter lúdico do Hospital.
Uma das crianças entrevistadas foi o Pedro Lucca Nascimento, de 6 anos, que realizou uma cirurgia indo de máscara de super-homem. “Superman!”, ele corrigiu, para a risada de todos. Segundo a mãe, Beatriz Nascimento, moradora de Santa Rosa, ele ficou muito feliz por fazer essa que foi sua primeira operação. A alegria é explicada por essa criação de um cenário divertido para a criança saber lidar melhor com o natural nervosismo e a ansiedade dos procedimentos.
A ideia veio da própria equipe cirúrgica e foi abraçada por todos na instituição até se tornar realidade. Os brinquedos foram doados e corroboram com a intenção de, cada vez, mais tornar possíveis práticas humanizadas no adequado desempenho do papel do Hospital – que é referência para toda a região.
“A política de humanização e o cuidado amplo vão além dos medicamentos, exames e consultas e veem o ‘outro’ como protagonista de sua própria história, seja ele usuário, trabalhador ou gestor, estimulando a comunicação entre eles”, afirmou a diretora da unidade, Elaine Lopez.
Nessa linha, a médica anestesista Cinttya Junior relata as vantagens desta prática nos indicadores de saúde: “a criança desperta mais rápido (porque não há sedação anterior) e a quantidade de medicação anestésica é reduzida”, afirmou. Desse modo, há economia na compra de medicamentos e as internações hospitalares são mais , ocasionando em um atendimento mais ágil e humanizado.
Sobre o Hospital – Referência em atendimento de pediatria, o Getulinho funciona 24 horas por dia, 7 dias na semana, na emergência desde 2013. Desde então, já atendeu mais de 550 mil casos de emergências, 16 mil internações, 4 mil cirurgias e 130 mil consultas eletivas. De acordo com a Prefeitura de Niterói, os números apontam uma tendência de crescimento da média de atendimentos anuais, que em 2013 era de 4 mil e, em 2023, pulou para cerca de 6 mil.