Capacitação para os agentes comunitários de saúde

A Clínica da Família Sergio Nicolau Amin, da AP 3.2, está recebendo um ciclo de capacitação, direcionado aos agentes comunitários de saúde. Este projeto tem o objetivo de valorizar e capacitar esses profissionais que estão em contato direto com os usuários dos serviços da unidade.

A capacitação começou dia 28 de março e terá continuidade no dia 19 de abril, na CF Sergio Nicolau Amin.

A oficina foi facilitada por Clara Gouveia, enfermeira especialista em atenção primária, atualmente é Analista de Gestão em Qualidade pelo Instituto Ideias, e ainda, com o apoio das Assistentes de Qualidade Jessica Ximenes e Michele Vieira.

O ciclo consiste em várias atividades, cuja dinâmica é sobressair a importância do trabalho em equipe. Há, ainda, a apresentação de dados atuais sobre os cadastros; e a discussão de problemas, buscando levantar as causas para o diagrama de Ishikawa (que tem estrutura de espinha de peixe e é uma ferramenta para solução de problemas – causa x efeito. Esta estrutura auxilia na melhoria da produtividade e na qualidade dos processos).

Este estudo prioriza a confecção do Plano de Ação através do Ciclo PDCA (também chamado de ciclo de Shewhart ou de ciclo de Deming), ferramenta de controle e melhoria contínua de processos de trabalho.

– Esses encontros favorecem a expressão e apropriação dos participantes sobre o tema discutido, refletem o dia a dia de tudo que os ACS encontram. É um espaço de fala e de trocas de experiências, para a construção coletiva de um plano de melhoria contínua do trabalho. – Completou Clara Gouveia.

Rolar para cima