O Programa Seguir em Frente inaugura a primeira República

Foi inaugurada, nesta quinta-feira (15/02), a primeira República do projeto Seguir em Frente, da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura do Rio, destinada à população em situação de rua da cidade. 

O assessor do gabinete da Secretaria de Saúde, João Maciel (Joãozinho) fala sobre o programa: “O Seguir em Frente já é uma referência no nosso Estado. É um projeto nunca visto na cidade do Rio, que dá oportunidade para um recomeço de vida à população de rua, acolhida em nossos abrigos. Não basta receber essas pessoas, temos que proporcionar um futuro a elas. O Seguir em Frente recupera a dignidade e oferece, de fato, condições para que os hóspedes sintam como num lar. Eles têm quarto com armário, lavanderia, comida, assistência médica e psicológica. Quando a saúde está presente para quem mais precisa, dá resultado.”

A República em Irajá é uma moradia provisória com capacidade para atender até 6 moradores e conta com uma estrutura semelhante a uma residência comum ampla e arejada: são 3 quartos, sala, cozinha, 2 banheiros e lavanderia; e também conta com um Acompanhante Terapêutico e um Cuidador diarista.

A República é vinculada ao Centro de Atenção Psicossocial, Álcool e Outras Drogas (CAPS AD III) Paulo da Portela, irá atender pessoas que estavam em situação de rua, que desde dezembro vivem nas Unidades de Acolhimento Adulto (UAA) dos CAPS Dona Ivone Lara e CAPS AD Mussum.

Para Rubens Aguiar da Conceição, de 60 anos, um dos novos moradores da República em Irajá, não tem como agradecer a ajuda dada pela Prefeitura do Rio. “Sou cozinheiro, nascido na Praça Mauá, passei antes pelo CAPS Dona Ivone Lara. Olhando esta casa, digo: sai do papelão e cheguei numa mansão! Isso aqui é um trabalho realmente humano e social. Fiquei doente, perdi meu trabalho e não consegui mais pagar uma moradia. Hoje estou aqui e trabalho no CAPS. Eu estou seguindo em frente!” Disse Rubens segurando as chaves da nova casa.

Rolar para cima