Projeto Reencontro do Centro de ReferĂȘncia Covid-19 de Angra dos Reis

Desde julho, o Projeto Reencontro levou aos pacientes internados no CR Covid-19 de Angra dos Reis a seus familiares. O Centro de ReferĂȘncia Covid-19 fica nas instalaçÔes da antiga maternidade da Santa Casa da MisericĂłrdia, no Centro.

Desde a implantação do projeto, mais de 30 pacientes receberam visitas. Em setembro foram 12 visitas realizadas.

ApĂłs publicação em diĂĄrio oficial do municĂ­pio do Rio de Janeiro, vĂĄrias unidades de saĂșde, sejam pĂșblicas ou privadas, adotaram essa medida de acolhimento para que o paciente tenha uma melhor evolução do quadro de saĂșde.

Para entrar e visitar um parente, a pessoa tem que estar com o esquema de vacina completo, ter passado 14 dias após a segunda dose contra Covid-19 e respeitar todos os protocolos de segurança.

Ontem (06/09), JĂ©ssica Reis foi visitar seu avĂŽ, Joel de Almeida Reis de 75 anos, que estĂĄ internado na Unidade Semi-intensiva e apresenta inĂ­cio de alzheimer. Quando perguntado se estava feliz com a visita da neta, Joel nĂŁo conseguiu responder, muito emocionado. Indagamos como ele acha que foi contaminado, Joel afirmou:

– Só tomei a primeira dose. Tive medo de ter reação. – Confessou Joel.

A visita da neta a Joel teve o apoio da psicĂłloga Lohana Tavares e do responsĂĄvel da Ouvidoria Ronaldo Xavier. Eles acompanharam o encontro entre neta e avĂŽ e ajustaram a visita Ă  nova modalidade adotada pela unidade de saĂșde.

O Projeto Reencontro foi criado para aproximar a famĂ­lia do paciente, inibindo as consequĂȘncias do isolamento, trazendo conforto e acolhimento, melhorando, assim, o estado clĂ­nico do paciente.

O Centro de ReferĂȘncia Covid-19 de Angra jĂĄ vinha adotando outra medida de aproximação do paciente com familiares: a videochamada, que foi regulamentada em Projeto de Lei pelo Senado em agosto. Na videochamada, o paciente faz encontro virtual com a famĂ­lia atravĂ©s de um tablet, esteja o paciente na UTI ou na enfermaria.

– Com as videochamadas a evolução Ă© clara, hĂĄ uma melhora no estado emocional do paciente e na ansiedade dos familiares. Estamos vencendo a covid, e as visitas presenciais do novo protocolo Ă© mais um passo importante no tratamento. – Acrescenta a psicĂłloga Lohana Tavares.

Deixe um comentĂĄrio

Rolar para cima