Testes da orelhinha e da linguinha no HMAR

Além do teste do pezinho, tão importante para o diagnóstico precoce de várias doenças, que deve ser realizado entre o 3º e o 7º dia de vida, existem mais dois testes importantes para serem feitos no bebê recém-nascido, o da orelhinha e da linguinha.

Larissa Cristine Ferreira Laércio, fonoaudióloga do Hospital e Maternidade Angra dos Reis, é responsável pela execução desses testes.

O teste da orelhinha avalia otoemissões acústicas para detectar problemas de audições futuras e infecções no ouvido do parto ou hospitalares.

Já o da linguinha observa o frênulo lingual, avaliando a sucção do bebê, importante para a evolução da amamentação, para o desenvolvimento da estrutura facial e da fala.

– Comprovadamente, esse acompanhamento faz com que as mães compreendam todo o processo de amamentação e sua importância. Que não existe leite fraco e que se deve investigar, caso a criança não se alimente direito. – Informou, Larissa.

As mães, no HMAR, recebem todas as informações necessárias para manter a amamentação exclusiva até os seis meses do bebê.

– Essa história de que criança amamentada por muito tempo fica dentuça, não é verdade. Os vilões são as chupetas e mamadeiras, devido à constância da utilização. – Citou, Larissa.

A fonoaudióloga informou que, no levantamento feito pela maternidade, 69% das crianças nascidas no HMAR, com trinta dias até seis meses de idade, estavam com aleitamento materno exclusivo (dados de junho).

Rolar para cima